No mês passado, o mercado de criptografia parecia estar em alta para várias moedas de Bitcoin a Cardano - mas os dados sugerem que o crescimento em toda a classe de ativos não foi igual.
Na semana passada, o Bitcoin (BTC-USD) quebrou US $ 50.000 pela próxima vez em algumas semanas, estendendo uma alta que colocou uma venda sombria que só estava disponível em maio ainda mais no espelho retrovisor. Embora notável pela volatilidade, os ganhos na maior criptomoeda podem ter se perdido no aumento dos preços em toda a classe de ativos.
Com a maioria das negociações de finanças descentralizadas e tokens não fungíveis (NFT) acontecendo no blockchain Ethereum (eth usd), a segunda maior criptomoeda por capitalização de mercado aumentou em um terço de $ 2.700 para $ 3.900, uma taxa de crescimento 17 por cento mais do que BTC.
E outras moedas baseadas em blockchain, como a terceira criptomoeda de maior valor, Cardano (ADA-USD), muito mais do que dobrou, enquanto uma mais recente, Solana (SOL-USD), teve muito mais do que triplicou de valor no mês passado . ADA e SOL continuaram a atingir níveis máximos quase todos os dias nas últimas duas semanas.
Na verdade, novos dados divulgados na terça-feira pelo MejoresApuestas.com mostraram que Solana, Dogecoin e Cardano foram os criptópodes de crescimento mais rápido neste ano. Todos os três registraram aumentos de quatro dígitos em sua capitalização de mercado, com Solana subindo 8.616%, e Dogecoin (DOGE-USD) e Cardano seguindo com um salto de 4.351% e 1.499%, respectivamente.
O Bitcoin IRA, uma plataforma de investimento que ajuda os investidores de varejo a obter exposição à criptografia em suas contas de aposentadoria, viu “ingressos recordes” de novas contas no mês anterior.
“Quebramos nosso recorde no primeiro trimestre, antes que o Bitcoin ultrapassasse US $ 45.000 para US $ 65.000”, disse o diretor de operações da empresa, Chris Kline, ao Yahoo Finance. “Estamos vendo exatamente o mesmo padrão acontecer novamente. Portanto, no início deste mês [agosto] parecia ser semelhante a abril, mas cerca de duas vezes maior. ”
Buscar crescimento em Bitcoin, Cardano e outros
Atualmente, o Bitcoin IRA tem cerca de 120.000 contas de clientes, com aproximadamente US $ 2 bilhões em ativos na plataforma. Mesmo que o peso da plataforma não mova o mercado, o aumento de investidores de varejo abrindo novas contas - especialmente para contas IRA com vantagens fiscais - pode ser um indicador de quão curiosos são os investidores, porque procuram métodos mais tradicionais para participar desse mercado.
Por aproximação em todas as contas, Kline disse que seus clientes detêm 43% dessa carteira em bitcoin, 27% em ethereum e os 30% residuais em uma mistura de outras criptomoedas. A empresa oferece 10 criptomoedas diferentes no total e provavelmente muito mais do que dobrará suas ofertas de criptografia no outono.
No início de maio, quando a Ethereum começou a atingir seu ponto mais alto, acima de US $ 4.000, a organização viu um influxo considerável de swaps ou emparelhamento de BTC para ETH. Isso sinalizou que muitos de seus clientes estavam mudando suas carteiras de BTC para ETH.
Porém, nas últimas semanas? “Não muito agora”, disse Kline ao Yahoo Finance.
Para ter certeza, existe realmente um atraso. “Os compradores de varejo estão procurando por um crescimento percentual. Embora o bitcoin reine supremo, ele tem um crescimento relativamente estável, enquanto ocorre um crescimento exponencial no ethereum. Isso é o que realmente chama a atenção deles ”, explicou Kline.
O pico de agosto do Bitcoin em US $ 50 mil serviu como um “nível técnico e psicológico chave”, de acordo com Will Clemente, analista da mineração de criptografia e corretora de hardware Blockware Solutions.
Clemente disse ao Yahoo Finance que, nos últimos sete dias, o preço do bitcoin permaneceu no que ele chamou de “aperto de volatilidade”. A ideia é que compradores e vendedores tenham se equilibrado, reduzindo assim a volatilidade tipicamente alta do ativo.
No entanto, o analista sugeriu que isso iria mudar. Uma compressão da volatilidade para o bitcoin geralmente leva uma ou duas semanas para se resolver.
“Isso não está dizendo a você a direção, é apenas dizendo que haverá uma grande mudança em breve”, disse Clemente.
A análise do preço por si só continua sendo um método dominante e mais contestado para prever compradores e vendedores em torno de uma criptomoeda. Mas a especialização de Clemente, análise on-chain, rapidamente se tornou uma ferramenta essencial de recurso de métricas para investidores que desejam obter alguma clareza na classe de ativos nascente.
Muito parecido com a análise técnica, a técnica on-chain tenta prever movimentos futuros centrados na oferta e na demanda. No entanto, ele depende de uma quantidade muito maior de dados disponíveis apenas para ativos que operam em blockchains publicamente disponíveis.
Embora Clemente não possa prever a mudança do preço de compra do Bitcoin, ele apontou para um punhado de razões de choque de oferta, como o movimento da oferta de moedas de especuladores para detentores de longo prazo e a relação de oferta de troca, que mostra a quantidade de Bitcoins disponíveis para compra nas bolsas de acordo com todo o fornecimento circulante.