Zloty deve acompanhar ganhos cambiais com alta de taxa de volta à vista - pesquisa da Reuters

PRAGA (Reuters) - O zloty tem mais espaço para subir depois de ter uma recuperação esta semana, à medida que aumentam as chances de o banco central da Polônia aumentar as taxas de juros mais cedo ou mais tarde, mostrou uma pesquisa da Reuters na sexta-feira.

A moeda polonesa ficou atrás de seus pares na Europa central em 2021, com o forint húngaro e a coroa tcheca liderando, já que seus respectivos bancos centrais iniciaram ciclos de aperto monetário em meio a uma recuperação econômica pós-pandêmica e aumento das pressões inflacionárias.

Embora o banco central da Polônia tenha resistido a recorrer prematuramente a aumentos nas taxas de juros, um aumento na inflação para uma alta de duas décadas em agosto gerou especulações de que um aumento quando novembro se tornou possível. Outros analistas disseram que um primeiro movimento só é provável no ano que vem.

O zloty deu um salto de 1,2% na terça e na quarta-feira após a chegada dos dados de inflação, sua maior alta em dois dias desde abril.

A pesquisa da Reuters prevê que o zloty atinja outros 1,8% ao longo de mais 12 meses, chegando a 4,425 por euro, uma previsão como a pesquisa mensal atrás.

Mas com os riscos em torno das questões - como o tratamento de empréstimos em moeda estrangeira que visitaram os tribunais ou as batalhas políticas entre Varsóvia e a União Europeia - a jornada do zloty provavelmente não será tranquila.

Malgorzata Krzywicka, analista do Erste Group Bank, disse que o zloty ainda teria desempenho inferior ao de seus pares antes de o banco central polonês lançar aumentos de taxas.

“O fortalecimento recente está exagerado e na verdade há uma correção chegando, mas nada muito forte. Eu acredito que a reação (a um eventual aumento nas taxas) em breve será mais leve, mas no próximo ano pode haver um pouco mais de valorização. ”

O forint foi o maior ganhador da Europa Central em 2021, com uma subida superior a 4%.

A previsão é que continue a se fortalecer e aumentar 0,8% em outro ano, para 345,2 por euro. Esperava-se que a coroa atingisse 1,0% a 25,10 por euro em 12 meses.

“O diferencial de taxa de juros positivo em relação ao euro deve apoiar as moedas (coroa e forint) nos próximos meses”, disse Radomir Jac, economista-chefe da Generali Investments CEE.

“Mas eu compartilho a visão de que o banco central húngaro moderará o ritmo e a frequência das subidas das taxas de juros ... Isso provavelmente causará um ritmo mais lento de fortalecimento do forint em comparação com a valorização observada no verão e em comparação com a coroa e o zloty . ”