Gráficos sugerem que S&P 500 pode ter dificuldades em agosto, enquanto o ouro parece prestes a subir, diz Cramer

Os investidores podem ter a capacidade de encontrar retornos positivos em ouro à medida que o s&p 500 grafico entra em um mês historicamente desafiador, disse Jim Cramer da CNBC na segunda-feira.

“Os gráficos, conforme interpretados pelo lendário Larry Williams, declaram que agosto pode ser um mês difícil para o S&P 500, mas um mês muito bom para o ouro. Dado o cenário geral de hoje, isso não me surpreenderia nem um pouco ”, disse o apresentador de“ Mad Money ”.

“Lembre-se, durante o desastre inicial do teto da dívida há uma década, o mercado de ações quebrou e ... o ouro foi muito bem”, acrescentou Cramer, aludindo ao fato real de uma suspensão de dois anos do teto da dívida expirar no final de julho e o Congresso agora precisa aumentar o limite de endividamento do governo ou pausá-lo novamente.

Considerando o S&P 500, particularmente, Cramer disse que Williams vê uma amplitude decrescente ao calcular o número de ações em alta versus ações em queda. Isso ocorre junto com um árduo período sazonal para o amplo índice de ações, que pode subir 16,8% no acumulado do ano, disse Cramer.

“Apenas desde o início do verão, [Williams] pode indicar três momentos em que o S&P subiu para elevações elevadas, mas a linha Avanço / Declínio falhou em produzir uma leitura mais alta, significando que o mercado subiu em uma amplitude não tão quente”, Cramer explicou.

“Para Williams, isso sugere que muitos gestores de dinheiro devem estar vendendo muitas dessas posições. Ele diz que já viu esse padrão antes e não é saudável. Normalmente, quando as ações sobem, a linha de avanço / declínio deve estar fazendo novas máximas. Mas isso não está acontecendo e isso significa que esse movimento teria pés de barro ”, disse Cramer, ao revelar que Williams trouxe uma“ pequena ”posição vendida nos futuros do E-mini S&P 500.

O técnico também vê sinais de baixa em um indicador de pressão conhecido como volume no balanço, que pode ser calculado com a adição do volume do S&P 500 em dias positivos e subtraindo-o dos dias negativos, disse Cramer.

“O S&P atinge novos máximos, mas o On Balance Volume permanece estável. Essa é outra negativa. Lembre-se de que, para os técnicos, o volume é como um detector de mentiras. Quando está fraco, isso significa que um movimento engana. Uma razão adicional para a Williams está preocupada com o restante do mês sazonalmente desafiador ”, disse Cramer.

Por outro lado, Cramer disse que a análise de Williams mostra uma perspectiva de curto prazo muito mais otimista para o ouro. “Williams é ouro comprado exatamente pelo mesmo motivo pelo qual está preocupado com o S&P: o padrão sazonal”, disse Cramer.

Além disso, Cramer disse que os dados da Commodity Futures Trading Commission mostram que hedgers comerciais têm comprado recentemente ouro de forma forte, o que historicamente levou a "uma boa recuperação".

O valor do ouro em comparação com os títulos do Tesouro é outra informação que serve de apoio ao metal precioso, com base na análise de Williams, disse Cramer.

“Como você verá no gráfico, não apenas o metal precioso tem uma tendência sazonal poderosa ao seu lado ... mas está extremamente desvalorizado em relação aos títulos”, disse Cramer.