Previsão do preço da platina: o metal voltará a ser o mais eficaz?

Os preços da platina subiram para um recorde de seis anos no início desta temporada, mas agora têm tendência de queda nos últimos quatro meses.

No momento, você está pensando em comprar platina? Estas informações discutem os principais impulsionadores do mercado de metais preciosos e as últimas previsões de preços de analistas.

O que está acontecendo com o mercado da platina em 2020/2021?

O platina preço caiu drasticamente no final de fevereiro e início de março de 2020, enquanto a pandemia de COVID-19 atingiu a atividade econômica global, caindo de cerca de US $ 975 para uma baixa de US $ 582 em meados de março. O metal então se recuperou, retomando $ 1.000 em dezembro de 2020 e lançando 2021 em $ 1.068.

A commodity continuou sua tendência de alta no início desta temporada, atingindo um lote de US $ 1.343 em seis anos em 15 de fevereiro. À medida que os programas de vacinas no Ocidente aumentaram e as economias reabriram, a economia global se recuperou. Dado o uso pesado da platina na indústria, conforme o crescimento da manufatura acelerou a demanda por platina, elevou seu preço. No entanto, após atingir o pico em fevereiro, o preço vem caindo.

Em junho, o metal perdeu quase 10% de seu valor, e caminha para perdas de mais de 6% em agosto, o quarto mês consecutivo na zona vermelha.

O preço da platina cai para o mínimo de sete meses

O preço da platina caiu para uma baixa de sete meses em agosto, com a propagação dos casos COVID-19. Em 6 de agosto, atingiu uma baixa intradiária de $ 977,63 a onça. Casos crescentes da variante Delta, particularmente nos EUA e na China, as duas maiores economias do mundo, levantaram questões sobre a potência da recuperação econômica global e as perspectivas de demanda pelo metal.

A política de COVID zero da China resultou nas autoridades do país impondo restrições rígidas em uma tentativa de regular o surto do vírus. Os dados mais recentes da China mostram desaceleração do crescimento econômico - o crescimento da produção industrial da China atingiu 6,4% em julho, mais fraco em comparação aos 7,3% esperados e abaixo dos 8,3% de junho.

Enquanto isso, nos EUA, o índice de atividade fabril nacional do Institute for Supply Management caiu para 59,5, de 60,6 em junho. Os economistas previam uma aceleração do crescimento para 60,9. Isso marcou o segundo mês consecutivo de expansão da atividade manufatureira em um ritmo mais lento. A desaceleração ocorre após um boom na indústria durante a pandemia.

Junto com o aumento das caixas COVID-19 e da demanda de resfriamento, a desaceleração na fabricação já foi parcialmente atribuída à escassez global de chips de computador, que inclui a produção limitada de automóveis em todo o mundo.

A platina é usada na fabricação de conversores catalíticos, que respondem por aproximadamente 2,9 milhões de onças da demanda estimada em 2021, com base no relatório do Conselho Mundial de Platina do Primeiro Trimestre da Platina.

A escassez global de chips semicondutores garante que menos automóveis estejam sendo produzidos. A Goldman Sachs estima que a indústria automotiva global perderá 3% da produção anual nesta temporada como resultado da escassez de semicondutores, responsável por aproximadamente US $ 15 bilhões a US $ 20 bilhões de prejuízo no lucro operacional. As empresas automotivas alertaram que a escassez de chips provavelmente prejudicará a produção até 2022. Como resultado, a perspectiva de demanda por platina se deteriorou, puxando o preço para baixo.

O fortalecimento do dólar norte-americano também afetou os preços da platina. O US Dollar Index (DXY), que mede o valor do dólar americano de acordo com uma cesta de outras moedas, subiu de uma baixa do final de maio em 89,50 para os atuais graus de 93,40.

O dólar norte-americano se fortaleceu em meio a expectativas crescentes de que o Federal Reserve passará a restringir a política monetária em breve. As atas do Federal Open Market Committee (FOMC) da reunião de julho revelam que os legisladores estão se preparando para reduzir as compras de títulos este ano.

No entanto, nem tudo são más notícias para o metal. Regras de emissão mais rígidas para reduzir a poluição de carros e caminhões apoiam uma perspectiva de demanda ainda mais otimista. Além disso, a platina tem sido negociada com um desconto importante em relação ao paládio, que também pode ser usado em conversores catalíticos. Envolvendo regras de emissões mais rígidas e disparidade crescente de preços, a platina poderia experimentar uma forte recuperação na demanda.

Finalmente, o World Platinum Investment Council (WPIC) informou que o mercado de platina estará com menos oferta nesta temporada do que havia estimado, enquanto a recuperação econômica alimenta um aumento na demanda da indústria, prevendo um déficit de 158.000 onças. Isso pode marcar o terceiro déficit anual consecutivo. 3 meses antes, o WPIC previu um déficit de abastecimento de 60.000 onças.