Euro Stoxx 50 e IBEX 35 recuam dos recordes em meio à inflação e ao medo de vírus

IBEX 35, Euro Stoxx 50, Delta Variant, pontos de discussão do US CPI:

  • IBEX 35 detém nível técnico chave, tendência de baixa recente alimentada por temores de vírus permanece firmemente intacta
  • Euro Stoxx 50 se preparando para o teste de 4.100 após o salto recente da média móvel de 200 dias
  • Os membros da União Europeia reimplementam as restrições após as fugas do COVID

As bolsas europeias têm estado mistas ultimamente, com o retorno dos temores sobre as restrições adicionais da COVID, levando a uma fuga sustentada da variante Delta. Os participantes do mercado teriam ficado de olho na impressão do CPI dos EUA na terça-feira, que registrou o maior aumento da inflação desde 2009. Algum senso de normalidade foi retomado no fim de semana, enquanto a final do Campeonato Europeu foi sediada em Londres com mais de 60.000 espectadores presentes. O último destacou a diferença impressionante entre os países europeus no que diz respeito aos protocolos de contenção de vírus. O governo do Reino Unido deve prosseguir e suspender todas as restrições à pandemia a partir de 19 de julho, enquanto França, Espanha, Holanda e Grécia anunciaram restrições mais rígidas na segunda-feira. A incerteza em torno da reabertura econômica da Europa pode continuar pesando sobre os principais índices, exacerbando a retração das altas recentes.

Os investidores foram informados na segunda-feira que o Banco Central Europeu (BCE) provavelmente mudará as orientações de política em sua próxima reunião, que foi revelada na segunda-feira pela presidente do Banco Central Europeu, Christine Lagarde. Há apenas uma semana, o banco central anunciou um ajuste em sua meta de inflação, adotando uma postura mais em linha com o Federal Reserve. Em seu anúncio há uma semana, o BCE revelou que tolerará leituras de inflação temporárias acima de sua meta de 2%. O crescimento dos preços caiu devido à falta de metas por quase dez anos, e o ajuste de política visa aumentar as expectativas de inflação futura em toda a zona do euro. Actualmente, a orientação do BCE afirma que “irá comprar obrigações desde que necessário e manter as taxas de juro nos níveis actuais. Os participantes do mercado monitorarão os comentários e orientações, pois qualquer surpresa pode causar um movimento significativo nos mercados financeiros.

TABELA DIÁRIA IBEX 35

O Índice IBEX 35 retrocedeu em relação às altas recentes, enquanto a Espanha enfrenta surtos da variante Delta COVID. Depois de anunciar restrições adicionais na segunda-feira, a Espanha está tentando reprimir novos casos entre as gerações mais jovens. Novas restrições visam locais de diversão noturna, enquanto as autoridades espanholas controlam o índice de contágio de duas semanas. Outra preocupação é a cidade de Valência, onde as autoridades locais pediram aos tribunais que autorizassem o toque de recolher em municípios considerados “em risco”. Apesar dos ventos contrários fundamentais significativos para o índice espanhol, o recente seu nível de retração de Fibonacci de 0,786 em 8.673 pode se provar significativo nas próximas semanas. A perspectiva melhorada em relação à contenção de vírus pode começar a ver o IBEX 35 reconstituir algumas de suas perdas recentes, com resistência de curto prazo na média móvel simples de 50 dias (SMA) em 9.057.

EURO STOXX 50 TABELA DIÁRIA

Ao contrário do seu homólogo espanhol, o Euro Stoxx 50 Index consolidou-se logo abaixo dos máximos históricos recentes de 4.163. O índice tem se mantido bem em face da inflação violenta dos EUA, temores de crescimento econômico mais lento e uma revisão das metas de inflação do BCE. A queda recente dos máximos históricos viu o índice refazer seu SMA de 200 dias, a partir do qual o índice se recuperou acima de seu SMA de 50 dias. Parece que o índice está crescendo para uma análise de seus máximos, caso consiga romper a barreira psicológica em 4.100. No entanto, o sentimento de curto prazo pode continuar a ser impulsionado apenas por temores de inflação e manchetes de vírus. Restrições adicionais e outros ventos contrários potentes podem continuar a pesar fortemente sobre o sentimento dos investidores.